Uma pausa para começar a funcionar

pausa_cafeThomas Friedman, colunista do New York Times e autor de livros consagrados como “O mundo é Plano” palestrou nesta segunda-feira na estação Insights da HSM Expo 2016. Neste evento ele falou sobre seu mais recente livro: “Thank you for being late”. O nome, apesar de provocativo, é bem literal quanto ao significado que o autor quis dar à obra. Refere-se a uma reflexão de quando, em certa ocasião, esperava num café por alguém com quem teria uma reunião. Essa pessoa se atrasou alguns minutos. Naqueles poucos minutos, Mr Friedman, parou para observar as pessoas ao seu redor e se deu conta de que há muito tempo ele simplesmente não fazia esse exercício mais do que trivial.

Quando a pessoa que esperava chegou ele a agradeceu: “obrigado por ter se atrasado”. A reflexão que ele fez em seguida é muito marcante:

“Quando você pausa uma máquina, ela para. Quando você pausa uma pessoa, ela começa a funcionar”.

Particularmente essa frase fez muito sentido para mim no momento de carreira que eu decidi ter. Há cerca um mês, deixei minha cadeira de executivo numa grande empresa de educação online para empreender e me dedicar a ajudar empresas e profissionais a empreender no mundo da educação digital. Ao pausar a rotina corporativa, “comecei a funcionar”. Não lembro de outra fase na minha carreira em que tenha lido tantos livros, feito tantos contatos interessantes e trocado e lapidado tantas ideias.

Obviamente não é necessário largar a rotina para dar uma pausa. É claro que um período de férias pode ajudar, mas pense que é possível incorporar esses momentos de pausa na sua rotina, como aconteceu acidentalmente com Friedman no café. Isso pode significar a leitura de uma reportagem, um papo descontraído e informal com um amigo ou colega, uma visita à livraria para ver os lançamentos, enfim, essa pausa deve ser sua e proporcionar um momento para contemplar e refletir sobre a sua vida e o mundo que o cerca.

Você também vai agradecer por isso.

Deixe um comentário