9% é o índice de engajamento natural em cursos online

Estudo da ATD mostra que, sem nenhuma ação de apoio, a simples disponibilização de um curso online terá um engajamento natural muito baixo.

é o índice natural de engajamento em cursos online (1)

No início deste mês comecei a preparar a retrospectiva 2017, um levantamento que eu faço para avaliar quais foram os problemas nos quais atuei neste ano em projetos de educação corporativa. Como você provavelmente deve imaginar, a falta de engajamento está entre os mais frequentes (não é o mais frequente, mas isso você só vai descobrir no post sobre a Retrospectiva 2017 – em breve).

Revisando os materiais de algumas palestras que fiz recentemente, reencontrei os dados de um estudo da ATD que mostra que a simples disponibilização de um curso on-line numa plataforma, sem o devido preparo e sem nenhuma ação de apoio, vai proporcionar um engajamento baixíssimo, 9%, no caso.

Curioso para saber como o estudo chegou nesses 9%? Veja abaixo:

– 30% do público elegível não faz o primeiro login.

– 20% dos que entram, têm dificuldades técnicas (sem fones de ouvido, computador travando etc).

– 10% são interrompidos por tarefas em suas mesas e nunca mais voltam.

– 20% encontram algum obstáculo no material e não obtém ajuda ou resposta no tempo esperado.

– 20% abandonam o curso porque o conteúdo é irrelevante ou redundante.

– 20% abandonam porque não consideram treinamento prioridade em relação ao “trabalho de verdade”.

– 30% do que pode ser aprendido é desperdiçado porque as pessoas não aprenderam a aprender.

– 50% não percebe aplicação prática e abandona, ou acaba esquecendo o conteúdo aprendido.

Resultado: 70% x 80% x 90% x 80% x 80% x 80% x 70% x 50% = 9%

Apesar de relativamente antigo (o estudo foi publicado em 2001), seus dados e argumentos permanecem muito atuais e nos dizem o que muitos projetos de educação corporativa aprendem na prática ainda em 2017: colocar um curso no ar é apenas parte do trabalho. E eu completo: é a parte mais fácil.

Colocar um curso no ar é apenas parte do trabalho. É a parte mais fácil.

É interessante observar que não há um item no estudo que relacione a falta de interatividade, ou de novidades tecnológicas, como obstáculo para o engajamento. No entanto, não é incomum ver no mercado de educação corporativa ofertas que relacionam a gameficação, realidade virtual, animações etc com ganhos diretos em engajamento.

Os itens apontados pelo estudo também mostram que a preocupação com o engajamento precisa começar antes do desenvolvimento do curso. Bem antes, no seu planejamento. É necessário certificar-se de que o assunto tratado está realmente ligado aos objetivos da organização e, por consequência, aos objetivos pessoais do público-alvo. Ou seja, é fundamental certificar-se de que aquele treinamento realmente será relevante, tanto para a organização, quanto para o público elegível.

2 comentários sobre “9% é o índice de engajamento natural em cursos online

  1. Pingback: Como mensurar o engajamento em cursos online | Learn About

  2. Pingback: Conecte conteúdo e propósito para promover o engajamento em cursos online. | Learn About

Deixe um comentário