Conecte conteúdo e propósito para promover o engajamento em cursos online.

Desenvolver conteúdos alinhados ao propósito e missão da organização pode ser mais eficiente para o engajamento do que investir em metodologias da moda.

Há muito tempo defendo que a falta de engajamento em cursos online, percebida na grande maioria dos projetos educacionais corporativos, está frequentemente relacionada ao desalinhamento dos conteúdos com os objetivos de negócio e não com o formato ou mídia utilizado na sua construção.

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Isso significa que muitas empresas acabam investindo no desenvolvimento de projetos mais sofisticados, muitas vezes também mais caros, e nem sempre alcançam os resultados desejados. Veja, não estou defendendo que não devemos criar soluções que usem recursos incríveis como realidade virtual, aumentada, games, vídeos interativos etc. Eu mesmo na minha carreira já propus e desenvolvi conteúdos nesse formato, mas sempre de olho na contribuição que eles dariam à experiência educacional.

O alinhamento dos treinamentos com os objetivos de negócio da empresa é um dos fatores que dá relevância à ação e é por meio dela que se atinge o engajamento. No entanto, lendo recentemente uma entrevista da Christa Manning, VP da Bersin, me chamou a atenção o destaque que ela deu sobre outra forma de dar relevância a uma iniciativa educacional: conectar o conteúdo ao propósito e missão das organizações.

É claro que isso só funciona se a empresa tiver um propósito forte e muito bem comunicado aos seus colaboradores, o que provavelmente já faria com que esse time tivesse um engajamento com a empresa acima da média.

Também é possível dizer que conectar o propósito e missão da organização aos conteúdos é outra forma de alinhá-los aos seus resultados de negócio, afinal, tais resultados são a forma como o propósito se concretiza.

Mas, sem dúvida, esse alinhamento é uma forma de impulsionar o engajamento em cursos online tanto por permitir que o aluno desenvolva as habilidades necessárias para alcançar o propósito da empresa, quanto para vencer as barreiras para a adesão, utilizando o propósito na comunicação dos treinamentos.

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